In Entrevista

Literamigas: mais que amigas, apaixonadas pela leitura



Conheci  as Literamigas por intermédio de outra amiga: a Hanna Paulino, que já tinha me indicado por ser um canal voltado para leitura. Não sou aquela leitora que você respeita mas tenho alguns livros favoritos e acredito que por aí tenham aqueles leem vários livros durante o ano ou que tem um de cabeceira e por isso, o trabalho/diversão destas quatro amigas; Andresa Façanha, Keyla Pontes, Luana Borges e Pâmela Abdon, vale a pena você conhecer!

Só para o inicio da nossa conversa/entrevisat, o Literamigas é basicamente mais um espaço para falar  do universo dos livros de "uma forma irreverente e única, como a personalidade de cada Literamiga" como elas definem. Este ano elas completaram 2 anos no ar e depois de muitas ideias e os livros como paixão em comum, surgiu o Literamigas. Elas contaram que gravam vídeos sobre leituras e dão sugestões literárias por meio de resenhas, quadros, tags e listas; além disso, movimentam a cena literária com eventos em Macapá e ainda maratonas. Hoje elas tem o maior canal literário do Amapá e o que pretedem é despertar e estimular o prazer pela leitura em jovens e adultos.

Espia só nossa conversa! 

Ah, antes disso, conheça um pouco de cada uma das meninas: elas por elas
                 


Keyla: Sou psicóloga, macapaense, libriana daquelas bem indecisas, tenho 28 anos e a leitura faz parte da minha vida desde pequena com os gibis da turma da Mônica (os quais leio até hoje!). 


Luana: Sou nutricionista (e por bem pouco não concluí também a faculdade de publicidade), estou completando 30 primaveras e sou casada. Sou a “Literamiga romântica”, meus gêneros favoritos são romance, romances clássicos e fantasia. 

Pâmela: Sou professora de Educação Física, casada e atualmente com 29 anos de idade. Comecei a paixão pela leitura quando era bem jovem, parei de ler ficção só na época da faculdade e depois voltei com tudo. Meu gênero favorito atualmente é o gênero fantasia, mas me considero bastante eclética, leio praticamente todos os gêneros. 

Andresa: Tenho 29 anos e sou formada em duas áreas distintas (Secretariado e TI), mas atuo no setor de Gestão de Pessoas. Não sou casada, mas namoro há 5 anos. Minha paixão pela leitura surgiu ainda na infância, pois minha mãe sempre foi leitora voraz e passou esse gostinho mágico pelos livros para mim e minha irmã, com pequenos livros de contos de fadas e gibis. 

E bora para nossa entrevista! 


Espia: Com a era digital tomando conta do nosso dia a dia, como vocês avaliam a vida útil do livro físico atualmente?

Keyla: Bem, para mim, os livros e os leitores digitais (exemplo) não devem ser opostos na vida de um leitor, e sim aliados. Eu uso leitor digital desde 2014 e foi um dos melhores investimentos que fiz, mas nunca deixei de adquirir livros físicos por isso. Um dos meus maiores orgulhos são as minhas estantes lindas! Acredito que cada leitor deve ver o que funciona melhor para ele. O mais importante é nunca parar de ler. Seja em e-book ou livro físico <3.

Andresa: Acredito que os livros físicos ainda têm uma vida muito longa pela frente. Na época em que houve o BOOM dos leitores digitais, muita gente pensou que fosse o fim do livro de papel. No entanto, hoje ele continua firme e forte na vida do leitor. Eu mesma tinha um grande preconceito com leitores digitais, até me render e comprar um Kobo para avaliar se meu preconceito era infundado – e sim, era! O leitor aumentou ainda mais minha produtividade, pois ele tem várias vantagens, e, ainda assim, não deixou o meu amor pelos físicos morrerem. Hoje uso o leitor quando estou fora de casa, para encontrar livros que ainda não chegaram ao mercado local ou que demorariam para chegar caso eu comprasse online, por exemplo, e para descobrir novos livros em inglês, que geralmente custam mais caro no mercado. Quando estou em casa, não largo meus queridos de papel!

3 - Em Macapá, deu para perceber que livrarias tradicionais perderam um pouco do espaço e outras tiveram que agregar novos serviços. Como vocês percebem o mercado para leitores apaixonados? 

Literamigas: Nos deixa bem triste o fato de termos pouquíssimas livrarias na cidade. Apesar de comprar bastante em lojas online, a sensação de ir em uma livraria, descobrir livros novos, pegar e sentir o cheirinho deles não tem preço! Esperamos que possamos fortalecer cada vez mais o movimento literário no Estado para que mais franquias e livrarias menores possam surgir e vender bastante!

4- O canal Literamigas tem um número expressivo de assinantes em todas as redes sociais. Contem para a gente como acontece essa interação.

Literamigas: Com certeza o nosso maior orgulho são os nossos Literamigos! Eles são as estrelas do nosso canal e quem faz, muitas vezes, o trabalho todo valer a pena. Por isso procuramos ser bem ativas nas redes sociais e também nos grupos de leitores que participamos. É uma sensação maravilhosa poder ouvir inscritos falarem que, depois que nos conheceram, passaram a ler mais ou até mesmo que os que não tinham o hábito de ler agora são leitores vorazes! São através das redes que podemos ter esse contato maior com o público que nos assiste, mas essa interação já transfigurou o meio online para o meio físico e muitos deles são nossos amigos. Sempre tentamos criar uma forma de estar com eles e essa troca de experiências é sempre maravilhosa.


5- Se vocês tivessem um superpoder por um dia, o que vocês fariam para que os macapaenses se apaixonasse pela leitura?

Keyla: Ai, que difícil, rs. Mas eu acredito que cada leitor tem que encontrar a história certa que vai tocar o seu coração. Então se eu pudesse ter um superpoder seria o de mostrar para os macapaenses que ler é vida! Fora ser uma experiência enriquecedora, é mágico.

Luana: Eu gostaria de ter o poder da adivinhação, para que eu pudesse saber que livro indicar para certa pessoa e que ela amasse tanto que a partir de então, se encantaria pelo universo literário!

Pâmela: Eu gostaria de ter o poder da persuasão, dessa forma eu convenceria facilmente as pessoas a lerem livros e depois é certeza que elas iriam se apaixonar.

Andresa: Ah, eu adoraria manipular a mente das pessoas para que as transformasse em apaixonados pela leitura e, assim, consumissem cada vez mais livros, rs.

6- Quais os livros que vocês recomendam no geral e tem algum artista amapaense que vocês têm na cabeceira? 

Keyla: Tenho um gosto literário bem eclético, mas entre os meus livros favoritos indico “Matéria Escura”, “O Assassinato de Roger Ackroyd” e “O Cemitério”. Infelizmente não tenho muitos autores amapaenses na estante, mas ganhei a pouco tempo do meu pai o livro “O Amapa d’Outrora”, que eu espero ler em breve.

Luana: Eu gosto muito de romances e por isso minhas recomendações são sempre relacionadas a esse gênero. Nesse meio sempre indico “Orgulho e Preconceito”, que é um romance clássico do século XVIII de Jane Austen, uma das maiores referências literárias mundiais. Mas para quem quer começar nesse meio recomendo uma coisa mais leve e que já pode ser considerado um clássico também: Harry Potter! <3

Pâmela: Eu geralmente pergunto qual gênero a pessoa gosta antes de indicar o livro, mas se a pessoa não sabe que gênero ler, eu indico um bom suspense policial. Eles geralmente são viciantes e te fazem tentar adivinhar quem matou ou o que aconteceu (risos). “Não conte a ninguém” é um livro desse gênero que sempre indico. E confesso que não tenho nenhum livro amapaense na cabeceira.

Andresa: Sou muito suspeita para indicar livros, pois tenho gosto peculiares com leituras, rs. Mas, de forma geral, amo fantasia, especialmente do autor J. R. R. Tolkien – minha obra preferida dele é “O Hobbit” e indico sempre para quem gosta do gênero, assim como eu. Também amo romances e dramas que nos deixam com o coração quentinho, então também recomendo “Para Todos os Garotos que Já Amei”, “O Clube do Livro do Fim da Vida” e “Batendo à Porta do Céu”, que falam sobre valores familiares e a descoberta de si mesmo. Não tenho muito autores amapaenses na estante, mas procuro apoiar principalmente os que fazem parte de nosso convívio, como o Marvin Cross, que tem uma trilogia chamada “Desapaixonante” publicada na Amazon, e a Gabi Luz, escritora de fanfics que está caminhando para a publicação de seu livro “O Improvável”, no qual eu e a Keyla somos leitoras betas.

E são com estas indicações de livros que terminamos nossa conversa com as meninas do Literamigas! Para conhecer o canal clica aqui  e para acompanha-las no instagram clica aqui

Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário