In Cotidiano

Deixar pra lá é poupar energia


Tenho lido muitas coisas sobre energia e autoconhecimento. Inclusive estou lendo um livro chamado: "Exercícios de Atenção Plena", e, não é fácil praticar, obviamente. O momento é de "faça tudo o que puder em um minuto", "veja, acesse, conecte". São tantos comandos para fazermos tudo ao mesmo tempo, que resolvi desacelerar os meus anseios. 


Tenho muitas sedes. As vezes me impulsiona, outras vezes, me aflige. E tudo refletia no meu corpo. Dor de cabeça, dor no pescoço, dor nas costas, dor nos olhos. Dolorido e invisível. 

Mas recentemente percebi uma melhora. Foi um detalhe, porque essa melhora é passo a passo, acredito que em quase tudo na vida é por etapas. A primeira foi perceber, depois exercitar e agora, praticar.

O que tenho aprendido é: o quanto de energia quero colocar numa situação, numa pessoa ou numa conversa? Vale a pena? São perguntas que atualmente me faço na maioria dos casos e comigo funcionou. 

Depois deste exercício, pude notar que me poupei de grandes desgastes. Daqueles que, você é ofendido gratuitamente só porque alguém levou seu comentário para o lado pessoal e distorcido ou porque você quer contribuir e acaba atrapalhando, pois já dizia o velho ditado: "De boas intenções o inferno está cheio". Me poupei. 

Acredito que se alguém tem uma boa intenção e acaba sendo mal interpretado, torna-se o vilão, mas, o que os outros ganham com esse dedo apontado? Não sei. Não quero saber e isso não se trata de descaso, e sim economizar energia. 

Deixar pra lá é difícil. Mas comece a se perguntar quantas vezes você poderia ter evitado ou não se desgastado com um simples "deixa pra lá/ignore"? A balança vai pesar! Se defender, reagir, não se calar é importante, claro. Porém, mais importante ainda é saber a hora de se preservar. 

Chegou um convite que você não se sente à vontade? É algo decisivo na sua vida? Não? Então não vá! Iniciou um debate mas não entenderam qual o seu ponto de vista? A pessoa ali merece uma explicação? Não? Deixe pra lá! Falaram mal de você e a pessoa não tem nenhum convívio ou influência direta na sua vida e não lhe causou transtornos sérios? Esqueça. Te mandaram print de indireta para ver o circo pegar fogo? Jogue gelo. 

O mundo já esta cheio de coisa ruim que nos enfiam goela abaixo. Fora isso, certas coisas você pode simplesmente abandonar e deixar para trás. Fora tudo que envolve o "não temos escolha" do sistema, o restante é completamente desnecessário. 

Quero mesmo é cultivar mais luz para meu espírito, afetos e também, manjericão.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário