Tuesday, April 15 2025

In Cotidiano

O silêncio também é atitude



Numa conversa me deparei com inúmeras ideias, conceitos e pensamentos que discordo totalmente. E não foi fácil ouvir tudo aquilo, não foi fácil pensar: "Que absurdo, meudeus!" ou "Nossa, que triste". Tive muita vontade de contestar, falar sobre a evolução social e que alguns daqueles conceitos estavam, felizmente, sendo superados, mesmo com passos de tartaruga. 

Mas, me calei. 

Ouvi tudo, prestei atenção.E até me senti bem com isso. Motivo: soube respeitar e ouvir sem tentar impor o que eu acho certo. E será que é certo mesmo? Posso mudar de ideia mais adiante. Foi então que percebi: andei uma "casinha" para frente no tabuleiro da vida. 

Não é fácil ouvir aquilo que nos indignamos. Precisamos combater, claro! Mas há ocasiões para isso. E naquele momento, não senti que tinha algo a dizer, até porque, minhas palavras seriam apenas soar como "do contra". 

E quando não calar? E quando falar? Não sei. É clichê, mas...basta sentir. 

Cada um acredita e sente os fatos sociais de uma maneira, por causa de suas heranças emocionais e a essência que nasce. Eu sinto de uma forma, alguns sentem de outra e nem por isso, vamos deixar de nos conectar. Acredito que a diversidade também está nisso: em nos conectarmos com quem pensa diferente. E não estou falando de princípios, que é algo mais profundo.

Ao ver aquela pessoa que julgo (maldita palavra) preconceituos@, agora também me pergunto: "O que a levou ter esse preconceito?". Também já falei muita m***, apontei dedo, mas o que isso me acrescentou? NADA. 

Nem sempre falar tudo o que se pensa é de fato mostrar quem você é. Resolvi mudar de atitude e silenciar em alguns momentos, não para consentir mas para EVOLUIR. Quando eu sentir que devo, o farei. 

Sem perder a essência, jamais. 

Eureca! A música "Enjoy the silence" do Depeche Mode nunca fez tanto sentido! Se você ouvir/ler fora do contexto romântico, talvez entenda do que estou falando. 

*As conversas despretensiosas são as mais inspiradoras 



Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário