In Cotidiano

Amizade abusiva? Livre-se delas!


É engraçado você refletir sobre relações passadas de amizade que, atualmente vejo que era uma relação abusiva e desgastante. Afinal, não é só relacionamento amoroso que tira você da sua própria realidade.

Tem pessoas que infelizmente são vampirescas. Sugam sua energia. Só te procuram quando sentem alguma necessidade, seja de falar sobre algo ou conseguir algo. Experimente falar de você para tais "amigos" e vejam de verdade a reação dessas pessoas: descaso, desdém e até mesmo tédio. Lembrei de alguns momentos que vivenciei e por um apego ao passado por ser "amizade de escola" ou por simplesmente achar que não faria amizades novas me deixei passar por situações do tipo: ouvia as novidades dessas amizades com entusiamos mas chegava a minha vez, tudo era motivo de risada e também de "legal e o que mais", como se o que tivesse para contar fosse apenas mais uma história boba ou a própria sessão da tarde.

 Lembrei também de um momento que procurei tais amizades pois estava aflita e queria conversar e ouvi: "pode ser outro dia? tenho academia hoje, não posso faltar", ou de ligar para a pessoa e ouvir "de novo esse assunto? Tu já não tinha brigado com teu namorado semana passada? hehehe". Eu era a piadinha e falar do meu namoro era tido como chacota. Vejam só. 

É ironico, eu sei. Como não me dei conta disso antes? Mas, é fácil se colocar nestas circunstâncias, quando você valoriza lembranças, crescimentos e achei assim como dava importância para os assuntos destas amizades, idealizada um ato reciproco. As coisas mudam e a gente não aprende isso facilmente. Outro fato foi quando o meu dito namorado tinha uma utilidade: passar informações de interesse da pessoa. Ai sim, eu recebia ligações quase que diárias e aí falar do meu namorado era válido e super interessante. Mas lá estava eu, presa às lembranças escolares e sem perceber, numa amizade abusiva. 

Ah e se você só serve para ser ouvinte e nunca pode compartilhar algum tipo de desabafo: alerta amizade abusiva. Não dá pra ser apenas um ouvinte. Acredito que amizade também é compartilhar.

Já tive a sensação também de conviver por anos com amigxs que não faziam ideia de quem eu era. E tudo ficou claro quando percebi que me tratavam como uma garotinha que estava aprendendo a viver e eu beirando meus 30 e poucos anos. Vivência, maturidade e experiência não nada a ver com idade, porém, cada um tem cada momento de acordo com suas heranças emocionais não?

Ah, não queria ter que sublinhar isso na minha atitude, queria continuar sendo gentil e omissa sobre o que realmente estava sentindo e pensando. Ou seja, estava me maltratando em nome do bem estar do outro. Obviamente isso NÃO É SAÚDÁVEL! Por que não consegui falar sobre isso? Por que não cheguei e apenas falei? Porque não me senti à vontade, não senti segurança, não senti o mínimo de abertura. Foram sensações. E o sentimento prepara a mente e o corpo para várias coisas. 

Pois lhes digo: quando consegui me afastar foi um alívio. Um estranho alívio. Tomei uma atitudes drásticas. E parecia que tinha tirado um peso enorme das costas, da mente, do meu coração. Queria me livrar de tudo que me fazia ser vulnerável relacionado aquelas pessoas, aquelas situações e que me fizeram pensar que era incapaz de ter novas amizades e que de alguma forma me faziam sentir sempre menos.

É bom ficar ligado, esse é meu alerta sobre/para amizades abusivas. Não caia nessa. Amizade não é ter a pessoa 24h do seu lado ou à sua disposição. É simplesmente um sentimento de reciprocidade. Se você não sente isso, não se sente ouvido ou querido simplesmente se afaste. Evite desgaste.

Essa falsa ideia de que você vai sentir falta, é totalmente irreal. Logo logo, você vai perceber que tais "amigxs" só contribuiam mesmo para que você ficasse parado no mesmo lugar sendo escape de alguma coisa. E essa relação era qualquer coisa, menos uma amizade real. 


Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário