In Cotidiano

Da lama ao caos


Esta semana Chico Science faria aniversário e se você não faz ideia de quem estou falando, por favor, lhe peço: ouça as músicas, leia as letras, conheça este músico/pensador que traduziu tão bem momentos que nosso país vivenciava e vivencia. Este álbum que é  um verdadeiro clássico da nossa música brasileira e meu favorito, "Da lama ao Caos", além de uma sonoridade única, tem letras que ecoam e sobrevoam nossa realidade. 



O título deste texto é a faixa título do álbum: "Da lama ao caos". E nada menos que isso. 



- Posso sair daqui para desorganizar

No meio do caos podemos sair? Claro que podemos. Mas ninguém fala sobre facilidades. E quando Chico falou sobre sair para desorganizar, acredito que bagunçar o caos faz sentido. É neste momento que vamos encaixando peça por peça e sentidos para questionamentos que tinham lacunas. Desorganizar é uma inquietação necessária. 

-Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça
Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça

Qualquer semelhança com a realidade não é coincidência. A situação política do país é uma tradução fiel. 

Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar

A vida, nossa mente e qualquer coisa nossa quando entra em crise, ficamos com medo, receios e outras paranóias mas, sabiamente Science fala sobre o quanto é preciso esta desorganização para que possamos encontrar nosso eixo único, individual e impreciso. 

Da lama ao caos, do caos à lama

- Enquanto o caos não organizar, a sociedade vai se enfraquecendo. 

Quis falar desta música e do que sinto ao ouvi-la. Percebeu a semelhança?  Sinceramente não sei qual peça sou deste xadrez, só sei que não quero ficar parada e nem calada. Continuo urubuservando a situação. 


Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

1 comentários:

  1. Ele diz que é preciso estar organizado para que seja possível desorganizar — agora sim — o sistema. Na verdade nao ha nada de novo neste discurso desconstrutivista. O maior louro de SCNZ é o som.

    ResponderExcluir