In

Os sonhos, meus conselheiros

Semana passada compartilhei um sonho que tive no stories do meu instagram, e um dos instamigos que acompanhou sugeriu a interpretação de sonhos como pauta. Achei massa demais, até porque, tenho esta reação nossa, quase diária, como uma espécie de conselheiro silencioso. Desde pré-adolescente sempre levei muito a sério o que sonho, e considero eles como avisos importantes ou até mesmo grandes aliados do autoconhecimento. 

O nosso amigo conhecido Sigmund Freud até escreveu um livro de nome: "A Interpretação dos sonhos", e obviamente tem muita influência sobre nós quando o assunto é: sonhos. Não li o livro, mas pelo que pesquisei, ele fala sobre os significados que cada sonho pode trazer à nós e, a obra foi decisiva para que a sociedade em sí desse mais atenção ao assunto, pois tudo era considerado banal ou um resumo do que aconteceu no dia, reproduzido durante o sono.

Não dá para descartar também que eles são um manifesto sobre situações que estão em nosso incosciente. Mas também, são uma resposta sobre nossos atos diários, por exemplo: quando estamos estudando. 

E a explicação é comparável à um computador: Captamos todas as informações durante o dia (e são milhões) e então tudo vira memórias, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Durante alguns, acontece o tão famoso R.E.M (Rapid Eye Movement)  ou Movimento Rápido dos Olhos. E para quem não conhece, existe uma banda muito boa com este nome: R.E.M, deixo aqui uma recomendação de som.

Voltando a interpretação de sonhos, aqui não vou abordar nada de psicologia, não tenho nenhum conhecimento sobre ou estudo. Vim para falar do lado místico. Acredito que nós temos esse mecanismo incrível de defesa, proteção, conselhos ou simplesmente, uma pincelada sobre nosso dia-a-dia que anda tão corrido e lá está nossa "ferramenta" de arquivos repassando tudo ou quase tudo que olhamos e não enxergamos nem percebemos. 

Claro, nem sempre eles significam algo. Um filme, uma música, uma conversa, uma pessoa, tudo fica na mente e acontece essa reprodução do filme do dia durante nosso sono. Mas, se alguma vez você já teve algum sonho significativo e os fatos aconteceram, olhe com carinho. 

O nosso cérebro continua sendo um mistério, afinal, os estudiosos dizem que não usamos nem 10%. Quero continuar sonhando, com avisos ou sem avisos, pela vida e pela licença poética, sonhar é preciso.

Imagem: Pinterest

Related Articles

5 comentários:

  1. Eu já tive um sonho q se materializou, n era sobre mim, mas aconteceu e desde então tenho prestado bem atenção. Bem legal tocar no assunto. Beijão Ck. Parabéns pelo blog. Só assunto massa.

    ResponderExcluir