Estou numa maratona de filmes anos 80/90 de uma listinha que fiz há muito tempo. Vou compartilhando aos poucos aqui com vocês, pois a cada filme, percebo que eles influenciaram à mim de várias formas e talvez muita gente se identifique. E um deles que revi neste final de semana foi "A Garota de Rosa Shocking" (Pretty in Pink), do mesmo diretor de "Clube dos Cinco", e claro, a atriz Molly Ringwald como musa em todos estes filmes citados.
O roteiro é bem simples e clichê, e conta a história de Andie, um adolescente de classe baixa, e que sofre com a rotina: escola, trabalho e cuidar do pai alcoólatra. Tem também o melhor amigo Duckie, apaixonado por ela e passa o filme todo criando coragem para confessar seus sentimentos, e o cara rico e popular chamado Blaine se interessa por Andie. É aquele filme pipoca para o final de semana ou uma sessão da tarde.
Quando assisti desta vez foquei no que poderia tirar da essencia do filme. Os estilos de cada personagens são notáveis e fiéis aos anos 80, com roupas oversize, frou frou, acessórios e exentricidade.
As roupas usadas por Andie, trazem pontos importantes: estilo único, e acima de tudo, ela valoriza a personalidade. Ela ama rosa e por isso, em todo o visual a cor impera. Sem se sentir intimidada ou cobrada pelo ambiente escolar, que podemos comparar com a sociedade em geral, de ter que seguir um padrão ou ser vítima da moda. A personagem também customisava as próprias roupas para ser cada vez mais fiel ao seu estilo. Ou seja, satisfazer a si mesma era muito mais importante do que corresponder à expectativas de terceiros. Obrigada, Andie! E adivinhem? É o rosa milenar, que já falamos aqui! E a cor traz a feminilidade e atitude dessa garota do suburbio que sabe muito bem que é e o que expressa. Ela também é fã de estampas florais, bolinhas, broches e chapéus. Super vintage. E tudo isso está em alta novamente.
Steff, é o bad boy, lindo e maldoso, com roupas de linho e pólo, terno branco. Marca registrada.
Steff <3 É, o ator que faz a série The Black List |
Blaine, o crush de Andie, é um estudante rico popular, traz o ar do cara despojado com blazer overside, camiseta e calças sociais. Uma mistura de peças clássicas com roupas dos anos 80.
E não menos importante, o personagem Duckie, tem um estilo inspirado por artistas dos anos 50 anos como: Elvis, Johnny Cash e Frank Sinatra, Íícones da música e de moda masculina. O visual é cheio de coletes, gravatas, cores brilhantes, chapéus, jaquetas, suspensórios, cachecóis e óculos. Uma assinatura única de estilo.
O fechamento do filme é o clássico baile de formatura, com um vestido customizado, comprado em brechó, ela sacode a poeira e dá a volta por cima: DE ROSA!
Tem muito mais do que apenas figurino nesse filme, é sobre acreditar na sua originalidade e ter respeito pelo próprio talento e personalidade.
0 comentários:
Postar um comentário