Que os anos 80/90 voltaram com tudo para as ruas e passarelas, já sabemos, mas algumas tendências históricas também estão se renovando/modernizando, uma delas é o babado. Na idade media, ter roupas com babados era nada mais que status social e usado tanto por homens quanto por mulheres.
O tempo passou e o detalhe foi tomando conta apenas das roupas femininas e ganhou aquele estigma de "roupas de princesa", porém, é preciso dizer que traz muita delicadeza e elegância para qualquer peça ou acessório que tenha um "babado" para arrematar o visual.
Pegando o conceito da Georgina Callan, que é uma super pesquisadora de moda (quem tiver interesse, busca o livro da mulher, que vale a pena) o babado é : “tira de tecido franzida e costurada à barra de uma peça de roupa, em geral a saia". Obviamente, é só uma definição para entender melhor como é vasta a possibilidade e a criatividade no universo do vestir.
Tem dois tipos de babados que vemos por ai: os retos, que podem ser franzidos, que lembram as saias escolares de antigamente e calcinhas frufu e plissados que são comuns em saias midi e são lindos! Ah e os pragueados, que particularmente acho algo desnecessário em qualquer roupa.
E tem os circulares, que são os godê, aquele babado mais discreto, só para dar um movimento na roupa e jabô, que é o estilo cascata, também dá movimento, principalmente em vestidos.
As blusas também ganham um charme a mais com os babados e dá para deixar tudo confortável, principalmente no nosso clima quente, não tem nenhuma restrição. Para quem quiser se imaginar, só pensar naquela temática latina ou cigana, cheia de atitude e presença.
Dica de uso? Uma peça lisa + uma com babado. Uma peça justa + uma com babado. O resto depende do que você gosta e como você se sente linda. Aqui umas inspirações do babado. Mals ai pelo trocadilho!
Fotos: Pinterest
0 comentários:
Postar um comentário