In Cotidiano

Não complica, se comunica



O livro mais complicado e inquietante que eu jamais terminei de ler foi o Ecce Homo, de Nietzsche. Eu não entendia nada da filosofia e da forma da linguagem dele, por isso nunca terminei. E pra que é que eu vou insistir em ler um livro que eu não entendo? Primeiro tenho que entender a linguagem do cara. Porque, se tem um autor que vale a pena ser lido é esse – Friedrich Nietzsche. Enfim, uma frase eu entendi e gravei! Reproduzo-a aqui:

“Engolir sapos faz, irremediavelmente, um mal caráter – e inclusive estraga o estômago.”
Sem entrar em maiores detalhes filosóficos ou sociais ou comportamentais, bora lá, direto na veia, que é pra isso que a gente escreve!

Para de aceitar tudo que jogam no seu colo ou na sua cara! 

Especialmente nos relacionamentos pessoais, não apenas os amorosos, se a pessoa faz ou fala continuamente coisas que te desagradam e influenciam diretamente no seu dia a dia, você precisa comunicar para ela sim. Você tem que deixar a pessoa saber que o que ela faz ou fala te incomoda de alguma forma.

Vai gerar algum constrangimento? Vai, porque ninguém gosta, à priori, de ser contrariado. E se a pessoa não quiser mais fazer parte da sua vida, se quiser ficar de mal, se sair por aí falando mal de você? Fazer o que? Vida que segue. Ninguém consegue agradar a todo mundo. Como diz o ditado: nem Jesus conseguiu.

Mas, não sejamos jamais grosseiros, né amiguinhos. Porque, se você contrariar uma pessoa com grosseria, aí meu amigo, já era. Não há argumento que vença falta de educação. Nesse caso, não há diálogo, não há justificativa, não dá pra conversar. Quem sai perdendo é você, porque você vai, inevitavelmente, sentir o arrependimento de quem fala m$#&@.

E se você não quiser falar nem se comunicar, não tem problema! Só que, nesse caso você vai ter que, necessariamente, agir. O que não pode é ficar quieto no seu canto incomodado com a situação em que você está, reclamar e não fazer nada. A não ser que esse fato não te incomode também... Aí já é outra história e isso pode se transformar num ciclo interminável...

Uma vez eu ouvi de um colega um comentário mais ou menos assim: ah... as coisas são assim mesmo, sempre foi desse jeito; é ruim, eu fico triste, me sinto mal, mas já me acostumei, já aceitei.

Não!!! Não aceite jamais o que te incomoda! Não se acostume! Se você está em uma situação que não é a ideal pra você, que não é o que você queria, você precisa agir, não é mesmo?! Agir pra modificar o estado atual do que te incomoda. Modificar sua realidade e moldá-la para, pelo menos, aproximá-la do que é ideal pra você.

Então resumindo – se te incomoda fala ou faz alguma coisa. Entendeu, né? Não fica por aí contrariando a pessoa com ações pra ela “se tocar” e “perceber” que você não está gostando. Isso só complica mais ainda a situação. A comunicação e a linguagem entre seres humanos existem e foram evoluídas ao longo dos milênios justamente pra gente se comunicar!

Com educação, racionalidade, comunique-se.

Viu? Não complica, se comunica.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário