In Comunicação Cotidiano

Instagram, direito de imagem e perfis famosos desativados


A gente posta foto que acha na internet o tempo todo né? E quase nunca dá créditos. Confesso para vocês que quando postam uma foto minha e não dão os créditos, dá aquela ofendida, mas, vida que segue. Lembro uma vez que vi a divulgação de um show e publicaram num site de comunicação de Macapá uma foto de um ensaio que fiz e lá a legenda era: "foto divulgação". Não sei com quem fiquei mais chateada, se foi com o site que não procurou saber se tinha créditos de imagem ou da pessoa que cedeu a foto e não deu a mínima importância para os créditos. 

Frescura? Mimimi? "Nada a ver"? Pra você que pensa desse jeito, provavelmente você não trabalha com imagem, fotografia ou artes visuais que vão para este mundão da internet. Nós, profissionais que trabalhamos com imagem/fotografias damos uma atenção especial para isso, sabe porque? Porque assim nossa assinatura é disseminada, nosso trabalho, compartilhado e podem acontecer novos trabalhos, novas contratações e assim, se cria uma rede de contatos, que por intermédio daquela imagem que alguém gostou, pode também contratar um trabalho do autor. Já aconteceu também de eu ver uma foto minha sendo publicada como se fosse a própria pessoa que tinha registrado. Fiz questão de comentar: "Créditos: Camila Karina né?". Isso ai eu chamo de cara de pau ou mau caratismo mesmo. Como assim roubar a autoria de uma imagem? Que coisa pequena...

Mas, recentemente, aconteceu algo que analisei de forma positiva e a internet não está mais tão liberada assim: o instagram retirou do ar alguns perfis famosos, entre eles do Hugo Gloss, que acompanho sempre. A conta dele e de outros famosos foram suspensas por falta de créditos em fotos e uso indevido de imagem. E isso partiu de quem? Das agências fotográficas  que se queixaram do uso de registros sem contrato ou autorização.

Bom, os donos das contas de instagram deram várias justificativas por meio de notas mas acredito que vale mesmo é um olhar mais minucioso em relação à imagens e créditos. Posto sempre ilustrações por aqui e dou os devidos créditos sempre que posso e quando não acho o autor, posto com muito medo de ter problemas...mas, escolhas. rs

Enfim, você que adora postar imagens lindas e sabe de quem são, coloca lá o crédito, vai?! Não te custa nada e para o autor custa muito e até rende! Já eu, espero não ter mais uma experiência do meu nome ser trocado por "foto divulgação". Todos nós, profissionais merecemos respeito. Ah se todos os canais de comunicação fizessem que nem o instagram...É um direito! E direito de imagem, man@s! 

Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário