In Moda reflexao

Moda e mais alguma coisa

Eu estava numa incesante busca por informações e por sentir algo, obviamente, com estas leituras. Senti muita coisa e queria compartilhar tudo com vocês, que lêem aqui de vez em quando ou de vez em sempre. (Aliás, obrigada). Mas, muita coisa se perde na mente ou simplesmente o tempo do texto vai embora, ou ele não deveria nascer naquele momento mesmo. Tudo bem. 

Porém, estes dias percebi que temos papos pendentes, você e eu. Entre eles, sobre moda. Nem todo mundo se interessa, nem todo mundo acha interessante. E tem coisas que não são mesmo. Mas li um textinho que dizia mais ou menos assim: "A rigor, não existem histórias desinteressantes; existem, sim, formas desinteressantes de contá-las!" (Lutero). Forte não é? Mas diante disso, refleti um pouco sobre os temas que escrevo por aqui, e um deles é moda. 

Não irei mais escrever sobre a tendência da semana e nem do mês, e nem dar mais dicas de como você pode ou não se vestir. Fiz isso e não acreditei que isso poderia impactar alguém positivamente porém superficialmente. Isso não. Para mim moda é além disso, é algo intriseco a nossa personalidade, sobre nossa identidade. Uma pena a palavra em si ter sido banalizada. A filosofia e nós mesmos rejeitamos a palavra e geralmente taxamos algo e dizemos: "virou moda". Ou seja, perdeu a importância.

Faço meu "mea culpa" e digo que temos mais é que procurar independência em relação à moda, não desistir de entende-la e compreender a importância dela no contexto social. O nosso coletivo é afetado de tempos em tempos, mesmo quem diga "não tenho estilo".

"Todas as modas são, por seu próprio conceito, modos mutáveis de viver"  -    Do livro: Moda: uma filosofia

Todo o conceito, história e como tudo foi se organizando e a construção disso é fascinante (para mim) e para quem não tem a mínima idéia ou interesse, vai continuar sendo uma parte da história irrelevante. E isso também está tranquilo. O que quero mesmo conversar com vocês quando se trata de moda, é como ela pode ser um "sistema" de significados culturais, na arte, na ciência, na política e em tudo mais que podemos imaginar. E claro, algumas novidades legais também vão rolar por aqui, como as capas da ELLE Brasil deste mês, edição "Moda e arte". Tão bom ver e apreciar o contexto e o que pode ser feito dele. 




Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário