In cinema Moda

Pulp Fiction - um clássico do cinema pop e da moda


Assisti Pulp Ficton na época em que lia a revista Showbizz e lá sempre tinha dica de cd´s e filmes. Numa das edições tinha uma indicação do filme, e fiquei curiosa, afinal era do Tarantino. Fiz uma listinha e fui à locadora: tinham todos os filmes da minha lista. E lá estava eu, na minha vida jovem/adulta baseada em locar filmes para o final de semana. 


John Travolta, Uma Thurman, Bruce Willis e Samuel L. Jackson já eram motivos suficientes para assistir o filme, mas o elenco é incrível, além da trilha sonora e claro, o figurino. Pela crítica, o filme é considerando o mais influente dos anos 90. Ora se não! Quando foi lançado em 1993, marcou o auge da carreira de Tarantino como diretor, virou o queridinho pop do cinema. E esse homem é genial, não economizo elogios. 

O nome é uma referencia às revistas do gênero Pulp, que tem a ver com papel barato e tipo tirinhas, com muito humor e violência. O cartaz do filme também é inspirado neles. 

Um filme com cenas maravilhosas, diálogos sarcásticos, ah, é um dos meus favoritos! E para a moda, Pulp Fiction trouxe a clássica camisa branca e calça preta, com aquela pegada masculina. A figurinista, Betsy Heimann, escolheu as roupas da personagem Mia Wallace como se fossem uma versão feminina usada pelos gangsters do filme Cães de Aluguel, e o corte de cabelo inspirado em femmes fatales.

Mia com sua revistinha pulp

Para arrematar, esmalte e batom vermelho. Uma anti-heroína fashion e muito anos 90 na veia! Durante uma entrevista para revista Dazed, ela contou sobre o personagem. 
“Então Mia… nesse personagem, eu pensei, tudo bem, ela é uma garota cool, um tipo de ‘bad girl’, casada com um gângster que a isola e protege de toda diversão. Conversei com Quentin sobre a minha ideia. Eu disse a ele: Eu acho que ela é a versão feminina de Cães de Aluguel, e ele adorou a ideiaA única coisa que pedimos foi o par de sapatilhas douradas que Uma usou. Elas eram da Chanel, e isso foi muito importante para mostrar que ela tinha dinheiro. E Uma dizia que seus pés eram enormes, e eu respondi, ‘sim, vamos lá, mostrá-los!’.Então, falamos com a Chanel e perguntamos se eles teriam sapatilhas douradas sem salto. E aí, eu disse o tamanho dela e deu certo. Eram amostras, não nos custou nada.”, conta Besty sobre os bastidores para conseguir figurino. 


Os personagens Jules e Vicent, surgem com seus ternos alinhados, e muita semelhança com o figurino de Cães de Aluguel, afinal, os assassinos de Tarantino devem estar bem vestidos. “Criamos os personagens juntos, e eu disse a Quentin que achava que Vincent e Jules eram Cães de Aluguel também. Eu queria que Sam Jackson usasse terno justo e colarinho porque Jules era pastor. E para John Travolta, eu queria algo mais amarrotado porque ele é uma bagunça com o cabelo longo, os brincos. Eu queria que ele usasse a mesma roupa que ele estava vivendo, dormindo. Eu acredito que uma das razões para que os looks de Cães de Aluguel se tornaram tão populares, é que é realmente difícil de imitar, porque cada personagem tem uma silhueta diferente, feito para o personagem e para um tipo de corpo específico.”


A produção influenciou tanto a moda que a marca de maquiagem Urban Decay lançou uma linha de maquiagem inspirada em “Pulp Fiction”, para comemorar 20 anos de lançamento do filme.

 
Ao ler a entrevista de Betsy Heimann, é que dá para perceber o quanto é rico, trabalhoso e detalhado buscar um figurino ideal e são essenciais para compor um filme. Então, fica a dica para o final de semana, se você ainda não assistiu, é muita inspiração de moda com a camiseta branca, calça preta e batom vermelho, um combo sexy, bonito e simples. 

Aqui algumas inspirações: 







Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário