In Moda Música

Essência de estilo: Madonna


Esta semana a diva pop Madonna completou 59 anos e, como fã declarada que sou, eis minha homenagem a esta artista que virou o mundo da música, da moda e do comportamento feminino de ponta cabeça. 

Se há uma pessoa que se reiventa na moda, é esta mulher. Ela virou um ícone de moda desde que se tornou famosa nos anos 80. Com um toque de mídas, também impulsionou carreiras de vários designers. Essa camaleoa se renova a cada fase da vida, do rock ao andrógeno, sexy, hip-hop, gueixa e militar. Fora as mil capas de revistas que estamparam Madonna. E capas de revista são um reflexo da popularidade de um artista. Tá na capa é porque está fazendo a diferença. 




Quando ela apreceu em 1984 na Music Television (MTV), com os vídeos de "Lucky Star" e "Bordeline", já demonstrava um estilo único, um pouco punk de botique, minissaia, malha de tricô com top e blusa que hoje é sucesso novamente, a de tela. Além disso tinha luvas de renda preta, saltos agulha, pulseiras de borracha, cabelo bagunçado e maquiagem pesada. Ela causou polêmica por abordar temas nunca antes falado por mulheres, e na época as cantoras de destaque eram nada menos que Cher, Cindy Lauper, Janet Jackson e Whitney Houston. 

Madonna queria impactar, e desde então, influenciou jovens no mundo inteiro com seu visual, principalmente depois do filme Desperately Seeking Susan ou "Procura-se Susan Desesperadamente" de 85. E quando surgiu na cerimonia do MTV Music Awards? Ela foi assim: com um espartilho de renda branca, com seu cinto "Boy Toy" e fios de pérolas, causando no palco, cantando a faixa-título de seu segundo álbum, Like a Virgin.

Em 1987, durante a premiação do American Music Awards

Olhem só o "slip dress". Então, em Like a Prayer, Madonna já usava. Esse cabelo ficou maravilho nela. 

Depois disso muitas lojas criaram coleções inspiradas na rainha do pop e a marca registrada era: umbigo de fora. Muita ousadia para os anos 80! Obvio que influenciou também muitas cantoras da geração 90´s, como Britney Spears e Christina Aguilera 
Quando lançou o livro "Sexo" e promoveu o polêmico documentário Truth filme ou Dare, simultaneamente revelou mais um visual icônico, que também é muito visto atualmente: mulheres só com a "segunda pele". 


O corset se tornou item dominante como informação de moda da personalidade de Madonna, coroada com a parceria dela e o estilista Jean Paul Gaultier durante a Blonde Ambition World Tour. Já conversamos sobre Jean Paul por aqui bem rapidamente, e para constar, ele era conhecido por suas modas fetichistas. Sim, ele mesmo que criou o famoso espartilho rosa memorável de Madonna com sutiã de cone para sua turnê .

Tem tantos figurinos incríveis que eu poderia fazer um post gigante, mas este aqui é para enaltecer a influência de Madonna como ícone de moda, desde a primeira vez que ela surgiu na MTV. Muito do que vemos na moda de rua e passarelas, são apenas releituras do que ela já usou. Ela continua se reiventando e não consigo entender como algumas pessoas não reconhecem a importância que ela tem para o mundo pop. Madonna é um ícone, que continua lançando tendência e seu legado de visual é uma eterna inspiração.


Fotos: Blog da Gleire, Glamurama, Billboard e Vogue Uk

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário