In Cotidiano Moda

Moda, identidade e descobertas


Sempre enxerguei a moda como uma das mais altas expressões de identidade do ser humano,um grito que ecoa silencioso em todos os lugares que passamos; a todo momento! Porém,hoje em uma conversa casual com uma amiga me atentei para um fato que nunca havia passado pela minha cabeça: QUAL O MEU ESTILO?

Num passeio rápido pelo meu guarda roupa percebi a praticidade que carrego nas roupas que visto. Combinações básicas, monocromáticas, alternadas entre tecidos fluidos e austeros, sobreposições e acessórios que passeiam por todas as peças e conversam muito bem entre si são a base da minha vestimenta. Outra coisa que me chamou a atenção nesse tour por mim mesma no “meu eu fashion” (HAHAHA!!!) foram as estampas; em sua maioria são geométricas, étnicas ou lineares. Os cortes das roupas!? Todos retinhos, com poucos detalhes de babados ou drapeados diversos, tudo isso aliado à sapatos bem básicos intercalados com texturas em camurça ou envernizados, com direito a alguns tênis também. Tudo numa pequena proporção... pequena, não! O necessário. Findando esta imersão no meu jeito de vestir e de inserir moda na minha vida, concluí algo que não passara pela minha cabeça antes: eu sou minimalista.

Ludwig Mies van der Rohe

O arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe , um dos pilares do minimalismo, declarou: 
“Menos é mais”, e dentro dessa afirmação mora toda uma filosofia de estilo e, eu arriscaria dizer, filosofia de vida! O minimalismo ao contrário do que muitos pensam não representa a falta, ou escassez de algo, pelo contrário, significa viver com o suficiente, com aquilo que reverbera e se reinventa em detrimento do uso desregrado e inconsciente. A elegância muitas vezes é confundida com a quantidade de roupas ou sapatos que a pessoa pode adquirir ou quanto eles pode pagar por isso, o que é totalmente errôneo! A pluralidade da elegância é imensa, seja no muito ou no pouco, ser elegante é uma questão de consciência individual acerca do que usar, como usar e quanto usar. Não é algo pré-definido, é algo criado e sustentado por cada pessoa individualmente! Dentro das muitas faces do minimalismo podemos destacar a ligação com o slow fashion, a moda sustentável, que visa a possibilidade de se vestir bem sem acúmulos desnecessários, pensando sempre no reaproveitamento da moda de diversas formas. Quem nunca foi em um brechózinho sem muitas expectativas e saiu de lá cheio de peças super ricas e versáteis?! É possível manter seu estilo gastando pouco e com muito qualidade, sim!!!

Arte: Naomi-Okubo
Nesse despertar de idéias e descobrimento de mim mesma, percebi que roupas, sapatos e
acessórios, não são só objetos. São pedaços avulsos de nós mesmos, da nossa essência e de tudo aquilo que imprime a nossa imagem por onde passamos deixando exposto o nosso íntimo, abrindo portas para que o outro nos compreenda mesmo que inconscientemente.

Olhar aquelas roupas em seus respectivos cabides me fez recordar momentos importantes,
ocasiões memoráveis, afinal, elas estavam lá, em mim. O meu estilo me descreve e me afirma! Moda não é apenas o uso e desuso das coisas, nem o consumismo desenfreado; moda é a nosso desbravamento particular no corpo e na sociedade, imprimindo em todos os lugares a nossa forma de viver e ver as tantas mazelas que nos alcançam.

Portanto, seja qual for o seu estilo: ASSUMA-O! Deixe que suas feras saiam e colonizem tudo! Ouse no seu estilo, nas tendências, nas suas possibilidades de vestir. Faça da moda seu amigo íntimo e deixe que a sociedade tenha suas próprias impressões sobre ele, mas, não permita que essa impressão te diminua. Ame suas escolhas! Seja você seus próprio conceito de moda, o resto é apenas arremate e tendência.

Eu me descobri no minimalismo. E você? Onde se descobriu?

Por Mayrlla Sousa, do blog Tinta e Papel

Imagens: Pinterest

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário