In beleza Cotidiano

Envelhecimento, poder e ser


Engraçado como são as coincidências de pensamentos e situações. Passei alguns dias com uma ideia na cabeça, conversando com a Mayrlla do blog Tinta e Papel sobre idade, imposições sociais e me deparo com essa capa avassaladorada Hellen Mirren na revista Allure e a chamada sobre acabar com a utilização do termo "anti-envelhecimento" nas próximas publicações. É um marco, sim! Por vários motivos. 

Primeiro, a maioria de nós já tem noção de que os cremes anti-idade não funcionam para rejuvenescer e sim para hidratar a pele, preencher linhas de expressão, melhorar a textura, reduzir oleosidade, mas evitar o envelhecimento não é possível. Ano passado comecei a ler mais sobre como cuidar melhor da pele, e vi cremes caríssimos e o nívea. Parti para o que cabia no meu bolso e senti sim, uma melhora no aspecto da epiderme e com isso, me senti mais bonita. Aliás, se cuidar não nada de errado, e, como tudo na vida, o lance é procurar equilíbrio. 

E o outro motivo que esta capa é um marco, não apenas pela aceitação do processo natural da nossa vida, mas também pela atriz da capa. Hellen Mirren é uma atriz incrível e passa uma segurança nas suas entrevistas que é impossível não se inspirar. 

Ela foi o rosto da linha de hidratantes Age Perct da L´Oréal Paris em 2014, e durante uma entrevista soltou: “Sou uma eterna otimista – sei que quando passo meu hidratante não funciona porra nenhuma, mas isso faz com que eu me sinta bem”. E também existiu que nas fotos da campanha não fossem apagadas suas rugas:  “Não estou tentando impor um padrão para os outros. Tudo o que posso ser é eu mesma. Sempre amei maquiagem”.



A repercussão foi grande e a L´Oreal se pronunciou da melhor maneira, afirmando que os produtos de beleza não nos deixam apenas mais bonitas mas fazem a gente se sentir bem. Afinal, Hellen é atualmente uma das mulheres que mais influencia hollywood por causa da esponaneidade, bom humor e principalmente, sinceridade em suas declarações.

Não somos ingenuos em pensar que tais imposiçoes sobre não parecer ter a idade que temos vá desaparecer como num passe de mágica, mas este passo foi significativo! Cuidar da pele, de si mesma, é um ato de amor próprio, mas isso se torna especial quando você realmente se sente bem ao fazer isso e não se preocupa tanto com que os outros irão pensar. 

Envelhecer ainda é uma palavra que assusta, principalmente as mulheres, penso que temos que trabalhar esse conceito na nossa mente. A palavra "velho" ainda é vista como algo ruim, mas, para mim, o velho traz experiência, história, conhecimento e como tudo que tem tempo, deixa marcas, estas marcas são nossas linhas. Envelhecer com saudavelmente vale muito também, e é aí que voltamos ao assunto anti-idade. 

Linda Rodin, maravilhosa. 


A geração millenial tem influencia direta nessa nova direção para usar novos termos sobre produtos de beleza. Eles não querem saber disso, principalmente porque a maioria destes produtos usa animais para teste e a preservação do meio ambiente tem sido um assunto recorrente para estes jovens adultos. E, de acordo com a Allure, o uso do filtro solar também tem sido determinante para peles mais saudáveis e menos procura por cremes. 

Sempre usei filtro solar, aqui no Norte é quase uma obrigação nossa! O sol é de rachar quase todo dia, o ônibus é quente, as árvores em Macapá, especificamente, estão cada vez mais escassas. Por isso, qualquer proteção ajuda. Chapéu e boné, também! 

As coisas mudaram, as pessoas mudaram. Fica difícil ter essa noção real, até que cada fato seja observado mais detalhadamente. Ainda bem! 


E para finalizar este texto deixo aqui um trecho da entrevista de uma das minhas musas inspiradoras, Shirley Manson, da banda Garbage. “Ninguém fica jovem e linda para sempre. Portanto crie uma plataforma na qual você possa ficar em pé durante as tempestades. Foque em coisas muito mais importantes e duradouras". 

Shirley Manson, sempre diz algo inspirador. 

Nós podemos envelhecer e continuar poderosas, ser e ter, com um pote do creme mais mágico de todos: o amor próprio. 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário