Amo música, amo vários estilos, mas entre os que amo está p heavy metal. Muita gente não compreende, tem péssimas referências e uma ideia totalmente equivocada sobre quem gosta e vivencia a filosofia deste gênero. Tenho meus dias popromanticoclassicoamantelatina, mas estes dias, estou in love com o heavy metal e esse amor já tem uns anos.
Resolvi falar sobre este estilo pois assisti um documentário chamado "A história do Heavy Metal" e a primeira coisa que eles perguntam a vários astros é: "Como você define o heavy metal?". Algumas das respostas me tocaram profundamente e romanticamente, claro. "É uma pergunta dificil de responder, porque você tem que ouvir e viver a música", "É uma geração que não se encaixa", "Metal é mexer no calderão", "Você sente o som e ele bate bem no peito" , "É uma anarquia". São algumas das respostas. E todas elas fazem sentido.
Ouvi heavy metal nos anos 90, com a banda Pantera, Metallica e Sepultura, depois conheci outras pouco a pouco, Death, Dying Fetus, Misery Index, Opeth e cheguei no grindcore com Disrupt e Terrorize. E todas as respostas que vi realmente traduzem muito do que sinto. Talvez seja a minha válvula de escape, mas sei que o heavy metal me acolheu, porque quando ouço me sinto em casa.
E obviamente, ainda sinto um incomodo quando julgam, distorcem toda uma filosofia musical por puro preconceito ou heranças arcaicas de ideias fajutas que formularam há tempos atrás por simplesmente não entender. É fato que quando a gente não entende ou não compreende, tem uma pré-disposição para o péssimo julgamento.
Acho tosco demais quando alguém fala que quem ouve heavy metal é "revoltado". Todos deveríamos ter uma revolta, seja contra o sistema, contra toda a palhaçada que nos colocaram involuntariamente em nosso país, revolta contra imposições insignificantes mas que já fizeram muita gente sofrer. Se ouvir heavy metal é coisa de "revoltado" neste sentido, pode me colocar na lista.
Mas sinceramente, penso que quem fala assim é apenas ignorante, não conhece nada sobre o estilo e sabe apenas o que retratam na tv. E na tv, sabemos que tudo é meio lá e cá, até mesmo bobo e ingênuo, porém, sempre com segundas intenções.
O que o heavy metal tem? Não sei. Só sei que me identifico e vou defender com unhas e dentes! E se você não conhece, não tem informação nenhuma, por favor, pare de ser um eco de ignnorância, um eco de desinformação. Quando a gente não sabe, é melhor ficar calado ou procurar ler a respeito para pelo menos saber que "rock pesado" não é heavy metal.
Ah, e não é porque amo heavy metal que vou deixar de falar de pop. Penso que todo extremismo é bestial.
Por Camila K. Ferreira
0 comentários:
Postar um comentário