In Cotidiano

O que seria tolerância então?



Muito se fala em tolerância e como todo mundo quer sacramentar suas opiniões e ideias. Ué, todos queremos isso, mas cada um com seus limites e maneiras. A gente tende a pensar em liberdade de uma forma meio doida, porém nem tudo é livremente feito como gostaríamos.

Concordo plenamente que devemos ter tolerância e aprender a conviver cada vez melhor com quem pensa diferente. O que não aceito é que me forcem a ver o mundo, as coisas, as situações da mesma maneira que a pessoa expôs, pois simplesmente temos heranças emocionais e todas as outras, diferentes.

 Porém, existe uma palavra que nunca mais vi ser usada; e ela não está na moda como "gratidão": a ética. Segundo o dicionário: “ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade”. E não falo de conservadorismo e sim de respeito e limites. 

Não sei dizer qual o seu limite, mas sei do meu. É o primeiro passo para que as conversas, relações do dia a dia, tenham um fluxo melhor. Lembro-me da música do Raul Seixas, quando ele cantava: "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei". E esta frase dá uma interpretação ampla de muita coisa. E na verdade, ela tem a ver com a lei de Thelema, basicamente, Lei da Vontade, uma filosofia espiritual desenvolvida por Aleister Crowley e registrado no Livro da Lei. E segundo o livro, a frase não significa fazer tudo o que quiser, sem respeitar qualquer coisa, e sim descobrir a sua única e Verdadeira Vontade e persegui-la; deixando outros fazerem o mesmo em seus únicos e próprios e caminhos. "Todo homem e toda mulher é uma estrela". Para mim, resume muito do que é ética e respeito. Quem tiver mais curiosidade sobre a Thelema, tem muita coisa aqui (link).


Tentemos ser mais éticos e aprimorar as conversas significativas. E que sua ideia e a minha possam ter a mesma importância, sem denegrir uns aos outros. Faz o que tu queres, mas não atropele o outro.

 E para você, o que é tolerância?


Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário