In Cotidiano Reflexão

Idades e paranóias


Não faz muito que comecei a celebrar de fato meus aniversários. Antigamente me sentia desconfortável, tímida, ou que as festas nunca eram para mim, e, sim, para os outros. A única parte boa eram os presentes. E continua sendo muito bom. Nunca me liguei muito em idade e nem me preocupava em atingir determinado número. A maioria das vezes vi colegas dramatizando: "vou chegar tal idade!". E refletia sobre esse drama todo e o porque disso. 

Procurei um sentido nisso e fui percebendo que todos nós temos o medo de "acabar". E nessa reflexão lembrei de um poema da Cecília Meireles: 

Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno.

E... eureca! Se livrar do medo é uma das grandes lições que vamos aprendendo ao longo de todos os anos. "Curando" a cada aniversário nossas inseguranças, receios, ganhando experiências e consequentemente perdendo esse medo de "finalizar" o que começamos e nem sabemos quando terminará. Finalizações são difíceis mesmo. "Meu coração algema partidas", já dizia Fernando Pessoa. E encontrar as chaves destas algemas torna nossa aventura de celebrar aniversários uma celebração. Um ato corajoso de concluir ciclos e abraçar nosso passado. Já passei dos 30. Não digo a idade pois sou superticiosa. Porém gosto de ter essa idade. E quero vivenciar a idade que tenho. Nem mais madura, nem menos. E se acontecer, tudo bem. 

É importante desconstruir o conceito de "velho" na nossa cabeça. Como se o velho fosse descartável. Já repararam que "coisas" velhas estão sempre voltando para as gerações seguintes? É retrô, é vintage, é a vida! E a vida não acaba, ela recicla. Você não está ficando velho. Nem eu. Estamos celebrando, experimentando e conhecendo o tempo e suas peripécias. Pensei em tudo isso só com uma foto que vi da Madonna hoje no instagram. 



Quem a conhece sabe muito bem que Madonna nunca foi uma artista convencional, nunca fez o que esperavam que ela fizesse. E agora ela tem mais de 50 anos! Que maravilha!!! Mas as críticas sobre ela, sua idade, sua atitude, "choveram" aos montes na rede social. Assim como na foto da Fátima Bernardes com seu namorado, em que ela estava vestida de mulher gato. Existe a cartilha de comportamento da idade? Não que eu saiba. O velho não traz consigo um manual de postura na vida ou em qualquer lugar. Vamos parar de cobrar uma atitude que acontecia nos tempos em que as mulheres tinham vergonha da idade ou se privavam de inúmeras coisas porque "já tinha passado da época". 



A própria jornalista Fátima Bernardes respondeu as críticas: "Como se tivesse que ter alguma determinada idade para exercer um direito seu: brincar o Carnaval e ser feliz!". 

*"Lute pelo seu direito de fazer festa!" Celebre os ciclos! 


A frase é a tradução do título da música  "(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)", que recomendo para animar seu dia! 

Por Camila K. Ferreira 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário