Gosto de um bom debate, uma troca de idéias ou aquela conversa cheia de informações diversas. Afinal, todo dia estamos aprendendo algo diferente. Ainda bem.
Mas, recentemente, notei que os debates na internet têm sido cada vez mais cheios de falácias e encheção de linguiça. Comentam textos enormes, cheio de informação e bla bla bla. Até ai, nada de novo. Porém, quando acontece uma crítica, uma resposta sobre o tal comentário, começa uma discussão interminável sobre quem ganha o debate, quem está certo, quem conseguiu ofender mais ou humilhar mais o outro. Tudo isso com argumentos, muitas vezes, apenas pejorativos.
E muitas vezes são assuntos tão bobos que fica a pergunta no ar: porque tanto engajamento em discutir no facebook e fechar os olhos diante de tudo que o país, e o próprio Estado está passando? É tanta energia e eficácia no textão de facebook e nos comentários ou indiretas, e na vida real, só vale mesmo o "apenas observo".
Em nenhum momento afirmei que este debate on line não vale nada, ok? Só notei que nos últimos meses, tomou uma proporção sem sentido, sem foco e sem desfecho. É muito fácil escrever "respeito sua opinião". Qualquer um escreve, mas saber o real sentido disso é um mistério! Sim, para mim é um exercício diário, de entendimento, autocritica e bom senso.
Em qualquer dicussão temos nossa idéia sobre algo e até ali, entendemos que é o correto e queremos disseminar isso. Mas se alguém tem uma opinião diferente e te faz refletir sobre o que você achava que era certo, é um caminho saudável para iniciar um debate e sem forçar a barra, pode acontece até mesmo a mudança de idéia. Qual o problema de alguém te mostrar uma opinião diferente e você sentir que a construção do assunto na sua cabeça pode ser melhorada?
Isso não quer dizer que você está certo ou errado e sim que existem tantas possibilidades sobre um assunto que fica dificil definir o que é ou não é. Mas tem o momento que você não quer discutir, não quer debater, e também não há problema. Quem disse que é uma obrigação? Lembro de uma experiência que tive, envolvendo meu nome e muita gente me cobrava um posicionamento, uma resposta, uma réplica e decidi que NÃO VALIA A PENA. Simples assim. Seria um desgaste, um alimento para aquelas coisas tóxicas da vida.
Segui minha intuição, meu sentimento. E continuo avaliando desta forma.
Quem gosta de escrever livros e livros no facebook, que continue. A ferramenta está aí para isso: expressão de idéias e opiniões. E quem prefere apenas ler e evitar a discussões, lembre-se de que você não é obrigad@.
Não é à toa que o seriado Chaves deu vários conselhos sábios para a minha geração e o carteiro Jaiminho, deu o conselho mais seguido dos últimos tempos: evitar a fadiga.
Camila Karina Ferreira
Camila Karina Ferreira
0 comentários:
Postar um comentário