Nunca fui muito apaixonada por batons, mas na minha fase jovem-adulta comecei a me interessar mais e claro, um batom vermelho tem seu valor. Ele sempre foi usado como adorno feminino no mundo antigo, e foi ganhando novas formas e maneiras de expressar traços da personalidade das mulheres.
Acredito que o batom nos dá um certo poder e eleva a nossa auto-estima. É algo mágico e hipnótico. E neste século temos uma paleta de cores incríveis para experimentar e descobrir qual combina melhor com nosso estado de espírito.
A crise chegou para todos os âmbitos do mercado mundial, mas segundo o site The Fashion Law, não chegou para o mercado de batons! Os indíces de venda continuam altos, o que eles classificam como o "índice dos batons", que foi criado por Leonard Lauder - então presidente de Estee Lauder, quando deu uma resposta sobre aumento das vendas de batom. Ele indicou que o mercado feminino acaba escolhendo produtos acessíveis ao invés de bolsas ou ternos mais caros, e o produto que colore nossos lábios é o favorito.
O crescimento foi tão notável que as grandes marcas de roupas e a alta costura investiu neste mercado. Marc Jacobs e Tom Ford ampliaram sua presença neste segmento oferecendo maquiagem, e com a exigência das consumidoras: produtos de qualidade e prezando pelo não teste em animais.
Vale lembrar que a maioria das pessoas que compra maquiagem em geral, agora se preocupa também qual a forma que eles são feitos e testados. Muito tem a ver com as informações e a obrigação de cada empresa em ser transparênte (ou tentar) sobre os métodos utilizados nos produtos que colocam na pele. Portanto, as vezes aquele batom baratinho pode custar caro para a saúde. É bom sempre testar ou pedir referências ou até mesmo gastar um pouco mais, porém, ter a segurança do que você está usando diariamente.
Usar o batom ou a maquiagem em seu favor é uma quebra de estereótipos de que a mulher os usa para se "mascarar". Você que é mulher, bonita, inteligênte, usa salto alto, usa tênis, gosta de inúmeras referências no mundo da moda não é menos engajada ou importante. Estamos mais exigentes e isso reflete no que queremos dos produtos e informações que consumimos todos os dias.
A era do bem estar chega para todos os âmbitos e por tais exigências, chegou ao mercado da beleza. E nunca deram tanta importância para o que o jovem pensa. "Descobriram" finalmente que o jovem é o futuro? E que futuro é esse? O caminho está ali na frente, quebrando paradigmas e ditaduras que duraram um bom tempo. Esperamos agora ver a prática e não só discursos.
Aliás, qual seu batom de hoje? Espia esse guia para você se divertir!
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