Sempre fui uma garota de preto, com blusas de banda e a maioria de qualquer peça na cor preta. Não sei bem o momento em que busquei uma paleta de cores para minha vida. Digo "vida" porque apesar de ainda amar roupas pretas, meu lema atualmente é colorir. E por ironia do destino, me peguei hipnotizada pela cor rosa. Logo eu, punk/grunge/deathmetal !?
Tinha percebido em muitas novidades do momento a cor rosa também, em clipes, fotos, combinações de roupas nas ruas postada no pinterest e etc. E lá estava uma matéria bem interessante no jornal The Guardian, com o tema: "O pink millenials é a cor do momento?", e fiquei intrigada. Ah, prefiro o rosa milenar mesmo para facilitar nossa vida de brasileira/macapaense.
A grande questão na matéria é que muitos designs e especialistas da moda não concordam que este rosa seja uma cor. Eles afirmam que é uma sombra da cor salmão ou uma cor de pele mais rosada. Mas também falam que esta cor é "uma espécie de beleza irônica ou pós-beleza. O desejo da beleza descomplicada". E fazendo uma rápida linha do tempo, encontrei uma capa da revista Cosmopolitan de 1972 com a modelo Laura Bernard, que era totalmente rosa, cheia de tonalidades. Mas, ao observar a capa, vocês não sentem uma "pureza" que não combina com a sensação que a cor nos passa em 2017? A cultura de moda é fascinante justamente por isso! E apesar das coisas na moda parecerem cíclicas, elas são espiraladas, pois não há tempo certo de retorno de uma proposta de moda, nunca! E quase sempre somos surpreendidos.
Cosmopolitan de 1972 com a modelo Laura Bernard |
Essa cor virou sensação e segundo Lili Tedde, um dos nomes mais importantes da pequisa de tendências em âmbito mundial, afirma que a cor também está geração Y ou geração Millennium, que conversamos aqui no blog. "É uma tendência entre jovens a vontade de permanecer nesta fase da vida e não amadurecer, por isso o tom faz sucesso. Ele é nostálgico e está presente nas boas memórias da infância, nos milkshakes, além de trazer uma sensação romântica, terna e confortável. Mas o que vemos agora é diferente: ele se emancipou de forma audaciosa e tomou conta de vários meios", explica.
Esta explicação faz muito sentido se formos lembrar dos últimos lançamentos da música em 2017, como Katy Perry, Lorde e Harry Styles e Lady Gaga. Este novo significado para a cor, que carrega muito a mística "para meninas", "rosa é meigo", "super barbie" e quando Tedde fala sobre a ironia, entendo que é um manifesto mesmo. Homens também usam rosa com mais frequência, e fica claro que esta geração traz para a cor rosa um novo sentido, até mesmo político.
São todos artistas com personalidades fortes, de atitude e originais. Então, parece que Tedde está correta na análise sobre o novo sentido da cor rosa. "Ele pode remeter ao universo cosmético, saindo do blush e invadindo a moda e, posteriormente, o estilo de vida", completa Lili Tedde. "Com o tempo ele se tornou mais envelhecido e elegante, mais sofisticado e um pouco mais pastel", completa.
Estamos nostálgicos? Sim! Estamos irônicos? Mais do que nunca! Então, parece que o rosa é a nova cor do protesto! "Talvez seja muito cedo para dizer, mas parece que o rosa milenar não pretende deixar o inconsciente coletivo tão cedo. "É difícil saber até quando ele permanecerá (...) Talvez estejamos precisando dele. Vivemos em um mundo tão maluco que é necessário esse clima mais suave", afirma Lili Tedde. Super concordo e sou uma adepta do rosa, naturalmente.
Eu disse: Rosa! <3 |
E se você quer se inspirar, ideias é que não faltam e é tudo tão lindo. Espia só algumas:
Informações: Vogue UK e Lokidesign.
Fotos: Pinterest e Google
0 comentários:
Postar um comentário