In empreendedorismo Entrevista

Empório Café Postal, um sonho realizado dia a dia com muito trabalho


Foto/ Divulgação

Tudo começou com um instagram em 2015, e por serem os pioneiros em divulgar dicas de lugares, bebidas comidas, destinos para viagem, o casal 
Carol Carvalho e William Bryant percebeu que podia e queria mais! E foi com essa vontade de crescer, que procuraram condensar essas paixões num lugar físico que virou o Empório Café Postal, um lugar que tem um clima moderno e rústico, o que faz deste espaço um dos queridinhos da cidade e premiado como Melhor Café do Estado segundo a crítica gastronômica amapaense do Brasil Sabor.  


O Empório Café Postal fica na Rua Odilardo Silva, 2364 - Centro

Já sou cliente e frequento sempre que posso, e aproveitei para conversar com Carol Carvalho,  sobre este projeto, pois valorizar o empreendedorismo criativo é mais do que necessário em Macapá. 

Confira nosso bate papo! 

Q: Quando a ideia surgiu, o que foi decisivo para focar no ramo do café? 

C: Quando começamos a namorar, descobrimos nossa paixão por café e saiamos muito para experimentar. Tínhamos outros planos, cada um com um projeto, mas em julho de 2015 criamos um microblog para avaliar a receptividade do público. Lá colocávamos informações sobre viagem, comidas e claro, cafés. Queríamos saber se em Macapá havia esse público para um local descolado e clássico ao mesmo tempo e amantes do café. Deu muito certo!




Q: Como foi esse processo para iniciar o empreendimento

C: Depois de 1 ano com nosso instagram, pensamos em investir financeiramente. Fomos atrás de consultorias, tivemos um feedback positivo para iniciar. Foi fundamental procurar profissionais das áreas distintas que precisaríamos. Já tive uma experiência anterior e não queria cair no mesmo erro. Não adianta fazer apenas pesquisas pessoais. O mercado local é peculiar, então, é imprescindível ter assessorias tanto do financeiro, arquitetura, jornalista, design e o que mais fosse necessário. Em tudo houve nosso aval, e o resultado, foi uma mescla do trabalho de cada profissional. 



Q: A decoração do Empório é bem rústica e contou com  uma participação bem original. Conte os detalhes.

C: É motivo de grande orgulho para nós este serviço. Nós queríamos algo com pegada rústica. Pesquisamos ideias com tábuas, caixotes de feiras, e durante essas pesquisas me deparei com a Casa do Artesão de Macapá e o número de um educador do IAPEN (Instituto de Administração Penitenciária do Amapá). Liguei e soube de um ateliê dentro do presídio que corria risco de ser desativado para virar pavilhão. Felizmente, não aconteceu e começou uma grande procura pelos serviços que oferecem lá e é uma forma de ressocialização do apenado por meio do trabalho que é magnifico! Recomendo demais! 


Q: O conceito do Empório Café Postal foge do tradicional e conseguiu atingir vários públicos. Como você avalia essa receptividade?

C: As vezes esbarramos no bairrismo. Principalmente quando dizem que apreciar café é "frescura" e que precisamos valorizar as coisas da nossa terra. Claro! Mas a criatividade é infinita e buscar pelo diferencial foi o que possivelmente causou interesse de diferentes públicos. Somos regionais, pois somos daqui!

Q: E para quem acha que não tem nada regional, o que vocês oferecem para os tradicionalistas? 

C: Nossa programação cultural abriu espaço para jovens talentos de nossa terra, que é nossa programação 'De tardezinha' e em nosso cardápio tem o Café Tucuju, que é servido de uma maneira bem especial. Temos também cervejas artesanais, vinhos, chocolates e outros produtos relacionados ao tema: café. E vem muita novidade por ai! 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário