Wednesday, April 23 2025

In cinema Música

Notorious B.I.G. - Nenhum Sonho é Grande Demais

Diga lá se o Jay z não imita o B.I.G?

Na mesma época que me encantei com o grunge, o hip hop também estava entrelaçado nesta subida musical. Eu ainda não tinha muita noção da importância de Tupac Shakur e Notorius B.I.G, não só para a música mas também no contexto social daquele momento. 

Não é possível falar de Notorius sem falar de 2pac. Eles eram amigos de bairro, mas isso mudou de figura e foi tão inesperado, assim como a morte dos dois. Procurei ler tudo que encontrava sobre eles, letras de música traduzidas e alguns materiais que conseguia por camaradagem de amigos que tinham acesso a internet. 


Os caras tinham muita influência social e iniciaram uma onda de paz quando o Governo Americano não conseguia isso. Talvez o poder deles fosse demais para o sistema. Tudo indica que os assassinatos foram armados com esse objetivo: tira-los do poder. Afinal, quão grandioso era o trabalho deles que atingiam não só musicalmente todo um cenário mas também socialmente. 

Para mim, o papel de um artista está totalmente implicado nisso: passar uma mensagem, deixar registrada sua arte em forma de protesto, seja ele qual for, mas não passar apenas superficialidade. A trajetória deles é curta porém marcante, por isso indico o filme Notorius B.I.G - Nenhum Sonho é Grande Demais, que conta a história de Christopher Wallace, verdadeiro nome do rapper. 

A produção dá também enfoque na briga meio sem sentido dos amigos até então, inseparáveis, Big e Pac, bastidores, como ele alcançou a fama, até o seu assassinato em 1996. São informações históricas e mesmo que você não tenha afinidade com o hip hop vale a pena compreender que este estilo musical é muito além do som.


Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário