Sou muito fã da moda militar. Inconscientemente ou consciente, me sinto mais poderosa quando visto qualquer roupa com essa cor/estampa. É um tanto empoderadora.
Sabemos que foi tudo inspirado nos soldados e enfermeiras na época da II Guerra Mundial e o contexto social daquele momento, fez com que mulheres trocassem a roupa cotidiana por uniformes e saíssem de casa para contribuir com a causa. Houveram as adaptações do vestir para o corpo feminino, mas as cores e a característica foram mantidas.
Ainda tinha muito formalismo, atualmente está eclético e nos possibilita usar a criatividade e ousadia. Agora dá para misturar tudo, o tradicional com o moderno e o unissex.
Sou daquelas que ama ombreiras! Tem quem torça o nariz, mas ó, imagina aquela jaqueta maravilhosa com ombreiras!? Jaquetas, macacão, calças e vestidos, dá para imaginar mil e uma combinações. E o mix de estampas? Cabe a você dar a assinatura final do seu visual. Aprendi a experimentar mais esse mix, tudo depende do seu humor do dia.
Aliás, muita coisa que é criada como uniforme referente à soldados acaba ganhando as ruas e passarelas, assim como a calça jeans, que foi para o guarda-roupa de homens e mulheres. Pauta para um próximo post!
Não dá para esquecer também das Pin-Ups, mulheres lindas e de atitude, que marcaram uma época com um visual único. Uma curiosidade: as mulheres eram chamadas de Pin-Ups porque eram as fotos delas que os soldados levavam para a Guerra e ficavam penduradas nos Quadros do Alojamentos, com os "pins", tachinhas em português.
Também rolou o termo “Bombshell”, usado para uma mulher extremamente atraente, também remete à época da Segunda Grande Guerra. O termo se refere ao projétil de transporte das bombas, algo que fazia parte do cotidiano dos soldados.
A história da moda em si é um mundo de informações, mas por enquanto, fiquem com umas inspirações e dá para usar no trabalho também! Ousadia, minhas man@s, ousadia!
![]() |
Pantalona alonga a silhueta que é uma beleza! |
![]() |
Mix: militarismo e animal print, apenas amo! |
![]() |
As pin-ups que até hoje são influência de visual |
Fotos: Pinterest e Informações : Hangar 33 e Conexão Moda
0 comentários:
Postar um comentário